terça-feira, 28 de outubro de 2014

Jonas Salk (GRANDE MÉDICO )

Jonas Edward Salk (Nova Iorque28 de Outubro de 1914— La Jolla23 de Junho de 1995) foi um médico,virologista e epidemiologista estado-unidense, mais conhecido como o inventor da primeira vacina antipólio (a epônima vacina Salk). Trabalhou em Nova Iorque,MichiganPittsburgh e Califórnia. Em 1960 fundou o Salk Institute for Biological Studies em La Jolla, California, que é atualmente um centro de pesquisas médicas e científicas.
Salk não buscava fama ou fortuna com as descobertas, e é citado como tendo dito: "A quem pertence a minha vacina? Ao povo! Você pode patentear o sol?"
Até 1955, quando a vacina começou a ser administrada, a poliomielite foi considerada o problema de saúde pública mais assustador do pós-guerra estado-unidense. As epidemias anuais eram cada vez mais devastadoras no país. A epidemia de 1952 foi o pior surto na história do país norte-americano.
Consequentemente, cientistas iniciaram uma corrida frenética para encontrar um meio de prevenir e curar a doença. Assim, segundo Denemberg, "Salk trabalhou dezesseis horas por dia, sete dias por semana, durante anos..."3 para chegar à descoberta da vacina.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Sem comentários: