quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Planeta está doente !

O que aconteceu no Brasil

O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente, e a sua qualidade, determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos. As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, incluem a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.
Com a maior compreensão dos conceitos ecológicos e da verificação das alterações de vários ecossistemas pelo homem, levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o Homem e a Biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social. Com o passar do tempo surgiram também os conceitos de conservação que se impuseram na atuação dos governos, quer através das ações de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o homem e a biosfera.
Há muitas aplicações práticas da ecologia, como a biologia da conservação, gestão de zonas úmidas, gestão de recursos naturais (agricultura, silvicultura e pesca), planejamento da cidade e aplicações na economia
Peçamos a Deus que nos ajude a ter outros procedimentos para que certas tragédias que acontecem, possam ser evitadas Para isso a nossa junventudo  ,felizmente ,está melhor preparada ,o que é ótimo ,mas não  suficiente,os governantes têm que ter outras atitudes

1 comentário:

Lusa Vilar disse...

Querida amiga, obrigada por postar e se solidarizar com o povo brasileiro, que neste momento passa por essa triste tragédia que se abateu sobre os cariocas (filhos do Rio de Janeiro).
Hoje li esta matéria no Exame.com, que fala sobre responsabilidades desse desastre:

"Revista britânica afirma que a gestão precária do governo estadual é a maior causa das mais de 700 mortes"

"São Paulo - A edição da revista britânica The Economist que chega às bancas nesta quinta-feira (20) traz uma matéria afirmando que as chuvas excessivas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro na semana passada foram causadas por um fenômeno natural. Mas a culpa da natureza pela tragédia termina aí. Segundo a revista, o desastre que matou mais de 700 pessoas pode ser debitado da conta da administração pública."

Leia mais em: http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/economist-culpa-pela-tragedia-no-rio-nao-e-do-clima

A reportagem termina com a seguinte frase:

"Se há alguma lição a ser aprendida da tragédia no Rio, ela certamente não virá das nuvens", diz o texto"

Beijinhos, fica com Deus!